SQS 314 B

Retrofit | Pilotis | SQS 314 B
|
Elementos originais foram restaurados e outros foram resgatados depois de reformas anterioreus sem planejamento e sem manutenção depois de 50 anos de construção.
Demandas de segurança do condomínio foram absorvidos nas áreas construídas a fim de atender exigências atuais de rotina e de norma.
O compromisso da comissão de obras e dos proprietários foi (novamente) um diferencial para que este projeto tenha sido executado na íntegra. Agradeço eternamente o apoio.

As linhas simples e características da obra original voltaram.
O vermelho, cor das fachadas do bloco, permaneceram.
O mármore dos pilares foi restaurado e o piso manteve sua cor.
O banco em concreto fica de frente para a praça com pedra portuguesa e jardim da quadra.
A madeira, referência ao lambri, voltou a ter destaque na obra, e assim, voltamos a ter vivo este pilotis na asa sul.

No início de Brasília, não havia guarita no pilotis. O contato com yos apartamentos era através do interfone. Depois de um tempo, principalmente em blocos de apartamentos funcionais, os quais eram usados por autoridades e funcionários públicos, houve a necessidade de se ter uma pessoa que cuidasse das entradas, então foi introduzida a “cabine”, geralmente de metal e vidro, onde mal cabia uma pessoa sentada. Com o passar dos anos foram aparecendo guaritas de todo tipo. Hoje, além de oferecer mais conforto aos funcionários, a guarita serve, além de receber visitantes, para locar os monitores de segurança, para guarda de encomendas (cada vez mais volume) e por que não, ser o cartão de visitas para a entrada ao seu apartamento?

Qual a relação entre as fachadas e o pilotis?
Para nós da @arquitetura_1 o diálogo entre estas duas áreas que aparentemente não tem nada em comum é extremamente importante, pois o que dá unidade ao prédio é justamente a coerência entre os materiais, cores e conceito que transmitimos no projeto como um todo. Quando fazemos um planejamento de pilotis precisamos pensar no entorno, na cidade e obviamente nas fachadas do prédio.

Este desafiante projeto de reforma na asa sul teve como premissa trazer de volta as linhas originais que com o passar dos anos foram se perdendo em obras pontuais por todo o pilotis e principalmente nas portarias.
Elementos originais foram restaurados e outros foram resgatados depois de reformas anteriores sem planejamento e sem manutenção depois de 50 anos de construção.
Demandas de segurança do condomínio foram absorvidos nas áreas construídas a fim de atender exigências atuais de rotina do dia a dia dos moradores e exigências normativas.
O compromisso da comissão de obras e dos proprietários foi (novamente) um diferencial para que este projeto tenha sido executado na íntegra.

No espaço onde antes existia um apartamento de zelador completo desenvolvemos uma área para os funcionários (sanitário, vestiário, cozinha e descanso), um sanitário acessível e um espaço gourmet.
Assim, o que a pouco tempo atrás era um cômodo em desuso se transformou em uma conveniência para o uso dos moradores a fim de fazer reuniões (de condomínio, inclusive), festas íntimas e confraternizações.
Quem ganha são os funcionários, os moradores com as facilidades e os proprietários com a valorização do imóvel.

Date

19 de julho de 2023

Category

Retrofit

WeCreativez WhatsApp Support
Que bom te ver aqui....