Para um retrofit de qualidade é fundamental que conheçamos como funciona a estrutura do edifício. Neste caso, os apartamentos são todos com varanda em seu perímetro e em balanço (muito comum em blocos residenciais do sudoeste). isto significa que existe permanentemente movimento nestas áreas. Portanto, qualquer revestimento aderido nestas áreas vão sofrer para permanecer intactas. A solução neste caso foi de substituir as pastilhas por sistema ventilado de revestimento. A rocha no inserto. Usamos duas cores de granito para “dividir” o bloco em três torres. Usamos pastilha nas áreas estáveis e glazing “juntando” todas as pequenas janelas da área de serviço. Assim conseguimos que todas as áreas tenham a mesma hierarquia, sem “fundos” e “frentes”.
Os materiais e cores das fachadas desceram para o pilotis para dar unidade ao bloco. Nas portarias, todos os chanfros foram retirados e as linhas retas, limpas e simples foram adicionados para uma leitura mais fácil das portarias.
Para a guarita, imponência e espaço suficiente para o conforto e segurança dos colaboradores e moradores.
Assim, revivemos um edifício residencial que estava velho, mesmo com 20 anos de vida. Ele ganho contemporaneidade, atemporalidade e personalidade.
24 de novembro de 2021
Retrofit